Post Especial: Dúvidas da Leitora sobre o Cronograma Capilar!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou fazer uma coisa diferente. Uma leitora me enviou por email algumas de suas dúvidas ao redor do já difundido Cronograma Capilar, e bem, com a permissão dela, Raquel Sant'anna, resolvi postar as dúvidas dela aqui no blog e respondê-las em conjunto, para que quem porventura tivesse as mesmas dúvidas, que lhes fossem também sanadas!


1) shampoo anti resíduos eu uso em qual fase? 
(sempre li que depois dele a gente tem q hidratar, mas fuçando seu blog li alguma coisa sobre usa-lo antes da reconstrução...)

Resposta: Então, você sempre por meio da blogosfera ou mesmo das perfumarias vai ver ouvir que "tudo é hidratação", isto é, pela grande falta de informação e conhecimento existente nestes meios. Um exemplo é um dia em que fui a uma perfumaria e uma vendedora não sabia que o fio precisava de umidade. Não é necessária a utilização de shampoo anti resíduos antes das etapas da hidratação ou da nutrição, apenas na de reconstrução! Isto pois as cutículas não precisam estar muito abertas para que os fios absorvam moléculas de H2O, além de que uma grande abertura pode favorecer a perda destas. No caso da nutrição, também não é necessário pois a camada lipídica proporcionada por esta fase tem ação exatamente sobre as cutículas, então quanto menos abertas estiverem as cutículas, melhor será o resultado; shampoo de uso diário é o ideal para estas etapas. Somente na fase da reconstrução que os benefícios do AR (shampoo anti resíduo) é necessário, pois aí sim, quanto mais limpos e abertos possíveis (sem danificar os fios, por favor) estiverem os fios, mais moléculas de proteína você será capaz de inserir neles através das técnicas de massagem e calor.

2) estou fazendo meu cronograma assim: H-N-R. Realizo uma das fases a cada lavagem! (Lavo um dia, sim outro não.) Posso continuar fazendo o cronograma  a cada lavagem ou devo espaçar mais? (a reconstrução é com os produtos da mix-use, não sei se conhece! Achei muito boa a linha reconstrutora! E não contém queratina, apenas proteínas e aminoácidos  http://www.mixuse.com.br/site/produtos/produtointerna.php?linha=31&lang=pt). 

Resposta: Pode continuar sim, sem problema algum! O espaçamento se dá se você começar a notar excessos de tratamento ou rejeição do mesmo, como por exemplo, um fio muito bem hidratado, quando é passado por uma nova hidratação tende a ficar ou com aspecto desidratado ou com opacidade e um efeito "embaçado". Ou um fio já forte que passa por reconstrução tende a ficar enrijecido ou endurecido (embora este efeito saia na lavagem seguinte). Eu por exemplo, procuro tratar em toda a lavagem. O espaçamento vai a necessidade de cada pessoa, por exemplo, há cabelos que necessitam apenas tratamento de 5 em cinco dias, outros de 3 em 3, outros de 2 em 2 e ainda outros diariamente (os mais porosos). Sobre a Mix-Use, conheço apenas de nome, nunca utilizei, não poderei dar uma posição sobre.

3) Devo inserir algum produto com queratina? Com que frequência? 
Como eu disse, meus produtos para reconstrução possuem apenas proteínas e aminoácidos.

Resposta: As cadeiras queratínicas são formadas exatamente por proteínas e aminoácidos! A queratina hidrolisada por exemplo, não é nada mais do que proteínas diversas, exemplificando. A frequência vai depender muito do tipo e estado atual do seu cabelo. Mas não há problemas em aplicar com certa frequência, pois como já disse acima, o excesso sai na lavagem.

4) Excesso de queratina prejudica os fios?
 Estou confusa, pq achei um post em que vc diz que o que não for absorvido simplesmente sairá com a lavagem, mas já li muito na vida que o excesso de queratina enrijece os fios e por fim termina por quebra-los!
Resposta: Um dos maiores mitos! Não, jamais. A queratina é basicamente a essência do fio de cabelo, ele é 90% formado dela, então só na teoria, não poderia ser prejudicial. É como a água para o nosso corpo, que é formado por 70% dela, sendo essencial para nossa vida. A relação entre a queratina e o cabelo é a mesma. Como já disse acima, o excesso sai com a lavagem seguinte, e o que é aproveitado "fica". O que pode quebrá-los é o mau manuseio, como exemplo altas temperaturas.

5) Qual a diferença entre QUERATINIZAÇÃO, CAUTERIZAÇÃO e SELAGEM?
Ufa, quanta pergunta! Mas vc me passou MUITA CONFIANÇA!! espero que possa me ajudar! beijo grande!!
Resposta: Bem... Basicamente queratinização se dá a qualquer processo recosntrutor que você fizer, seja a frio ou a quente. Facilmente você alcança um efeito de queratinização apenas com um produto reconstrutor sendo utilizado a frio, como uma hidratação. Cauterização é um processo (que a propósito sou adepto) que se propõe a "colar" através do calor, moléculas de proteína nas fissuras existentes nos fios danificados. A selagem, antigamente, seria um processo basicamente semelhante ao da cauterização, que "selaria" as proteínas nos fios, que inclusive era utilizado o calor da prancha nos fios queratinizados ainda úmidos. Atualmente, vendem selagem como progressiva, então eu não costumo indicar, para tratamento de selar queratina nos fios, fico e indico a cauterização.

Deixo alguns posts pra vocês.




Abraços.
F.

2 comentários:

  1. Raquel7/10/2013

    Bom, a leitora em questão sou eu! Fui eu que enviei o email pro Felipe com as minhas dúvidas, numeradas desse jeitinho! Só posso dizer que fiquei impressionada com a dedicação dele em responder cada uma delas e também com a rapidez! Sério, fiquei impressionada!! Muito obrigada por todas as respostas, dicas e explicações Felipe! Sempre muito didático! Está de parabéns pelo blog! Beijos grande!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Felipe parabéns pelo post,vc explicou tudo direitinho amei seu cantinho
    continui assim humilde que vc vai longe e muito sucesso pra ti bjosss!
    www.brilhomenina.com

    ResponderExcluir