Cuidados com os Cabelos Masculinos! Produtos para Homens!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou falar um pouco de um modo mais universal sobre os cuidados com os cabelos masculinos, que há alguns anos atrás ainda era tabu, mas que hoje em dia já é algo mais comum. E já se era o tempo! =D



Hoje do salão à gama home care existem cada vez mais produtos específicos para os cuidado dos cabelos masculinos, sem que os homens precisem estar usando os produtos de suas mulheres, mães e irmãs. Vamos aos cuidados:

Lavar os Cabelos com Sabonete?
Jamais faça isso! O pH dos sabonetes costuma ser bem elevado, o que danifica toda a estrutura capilar, pelo fato de terem tensoativos e componentes adstringentes em mais elevada qualidade do que nos shampoos.

Lavagem
A lavagem e higienização é o primeiro passo para o tratamento de qualquer cabelo, isto pois além de controlar a oleosidade dos fios e couro cabeludo, ela principalmente remove as sujidades que se acumulam nos fios. É importante dizer que a temperatura da água deve ser morna, pois a água muito quente aumenta a produção de óleo das glândulas sebáceas, além de que danifica mais os fios, ressecando-os e podendo gerar frizz e opacidade.
O processo é ligeiramente simples, molhar os cabelos, aplicar uma quantidade necessária para cobrir toda a cabeça, massagear o couro cabeludo com aponta dos dedos, enxaguar e repetir a aplicação a fim de higienizar os fios. A primeira aplicação remove os excessos de sujidades e gordura, a segunda garante a total eficiência da ação de limpeza. Shampoos menos hidratantes geralmente podem ser utilizados apenas uma vez. OBS: O produto ao contrário do que muitos pensam, deve ser direcionado ao couro cabeludo e não às pontas dos fios, sendo necessária apenas a espuma decorrente da ação entre shampoo e água para higienizar as pontas dos fios.

Shampoo e Condicionador
Deve se escolher o shampoo adequado para as suas necessidades, assim também o condicionador, sendo indicados para o seu caso específico como cabelos oleosos, cabelos secos, cabelos com queda, cabelos com caspa, etc. Basicamente o shampoo vai cuidar da limpeza e o condicionador cuidar das propriedades necessárias para gerar um aspecto melhor aos fios após o uso do shampoo. O uso do condicionador é imprescindível para fios bonitos.
OBS: É bacana estar sempre trocando, mensalmente o shampoo, pois o cabelo pode já ter recebido o que ele precisava do shampoo que você estava utilizando, principalmente do condicionador.

Mas Felipe, e o tal do shampoo 2 em 1?
Quando eles chegaram, causaram polêmica, pois cada produto deve ter seu espaço respeitado. O que acontece, é que o shampoo 2 em 1 é um shampoo com menor quantidade de tensoativos agressivos aos fios, portanto, ele limpa de forma mais suave, deixando os fios mais condicionados e menos ressecados. São bons? Sim, mas talvez não muito para quem tem fios muito oleosos. Eu indico? Nem sim, nem não. Eu prefiro ter um produto especifico para limpar um para condicionar. E por ter fios mais secos, eu prefiro shampoos mais hidratantes mesmo, como é o caso do 2 em 1, utilizando shampoos mais fortes uma vez por semana.

Usando o Condicionador
Há muita divergência sobre o uso do condicionador nos fios de cabelos masculinos, alguns indicam apenas para quem tem cabelos mais secos ou compridos, pois pelos fios costumarem ser mais curtos, acabam em contato com o couro cabeludo, o que pode aumentar a oleosidade. Eu indico o uso sim, pois é imprescindível selar as escamas dos fios para manter os fios hidratados. Quem tem fios realmente oleosos, pode alternar os dias de uso. O uso dele também varia de cabelo para cabelo, variando a quantidade a ser aplicada dependendo da quantidade e volume dos cabelos. O tempo de ação ideal é basicamente e geralmente de 1 minuto nos fios, procedendo ao enxágue.


Hidratação Capilar
Hidratação é necessária para fios saudáveis e macios. Claro que no caso dos cabelos masculinos ela se torna cada vez mais esporádicas, exceto nos casos de cabelos masculinos com químicas como alisamentos, descolorações ou colorações, em que os cuidados devem ser mais intensificados.
Mas não são apenas as químicas que danificam os cabelos... As ações climáticas do sol, da água do mar, do vento, oxidação danificam e ressecam os fios aos poucos. Cloro da piscina, entre outros também! Existem diversas máscaras capilares para os mais variados tipos de cabelos, basta escolher a indicada para seu caso e mandar ver na hidratação semanal ou mensal (caso não haja danos notáveis) ou sempre que precisar. O produto geralmente deve agir nos fios por cerca de 15 minutos.

Uso de Finalizadores
Torna-se cada vez mais imprescindível o uso de finalizadores nos cabelos masculinos. São vários os produtos disponíveis nas gamas masculinas para finalização de cabelos. São géis, pomadas, ceras, leave ins, mousses, etc. No mais, é ideal observar que os produtos mais comuns para cabelos masculinos como géis e mousses sejam LIVRES de álcoois (etanol), pois podem ressecar os fios. Também é bom observar que os finalizadores devem ser utilizados em menor quantidade para não deixar a aparência dos fios pesada ou suja.

Manter o Corte do Cabelo
Pelo fato dos cabelos masculinos costumarem ser mais curtos, eles aparentam crescer mais que os das mulheres, que por terem fios mais longos conseguem manter um corte por mais tempo, ao contrário dos fios masculinos. Apena aparar as pontas para manter o corte mensalmente ou a cada dois meses é o ideal. Dependendo do corte, se for raspado, o corte se faz frequente para aparar os cabelinhos que surgem na nuca e nas partes raspadas.

O Problema da Caspa x Uso Frequente de Bonés
O uso de bonés e chapéus é ideal para os dias mais quentes, mas eles não devem viver em sua cabeça, isto pois eles abafam a cabeça, sujeitando o couro cabeludo a produzir maior oleosidade, por não conseguir um fluxo de oxigênio, podendo levar a doenças do couro cabeludo, podendo gerar inclusive a queda dos cabelo e a caspa. A caspa tem tratamento, então, nada de desespero. A consulta a um tricologista ou dermatologista com o auxílio de shampoos anticaspa dão conta do problema; o que não pode acontecer é deixar o problema agravar, como dormir de cabelo molhado.


Agora pra vocês algumas indicações de linhas de produtos exclusivos para os cuidados com as madeixas; entre linhas mais comerciais à linhas profissionais dedicadas EXCLUSIVAMENTE a nós, homens:






Abraços.
F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário