INOAR - 2º Congresso Cabelo & Ciência / 2nd Hair & Science Meeting!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou comentar sobre o congresso do qual participei há uns dias atrás, idealizado pela Inoar e realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 22 de maio.


O congresso foi ministrado pelos maiores especialistas em cosméticos do Brasil. Esta foi a segunda edição do Congresso Cabelo e Ciência, eu estive na primeira, e achei esse ainda melhor. Os temas centrais discutidos foram os do futuro da cosmética, englobando inovações e sustentabilidade.



Os palestrantes, ao lado de Inocencia Manoel, a fundadora da Inoar foram os seguintes:



·         Dra. Valéria Longo, Doutora em Química Teórica e Ciência dos Materiais pela Universidade Estadual Paulista e pela Universitat Jaume I – Espanha; Doutora em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Carlos.


OBS: A Dra. Valéria falou de temas capilares básicos, introduzindo o congresso. Basicamente tudo o que ela falou eu já sabia, mas era nítido que muitos ali não sabiam, portanto, foi muito válido. Ainda mais que ela apresentava as informações de forma doce e agradável e com extrema propriedade, respondendo à perguntas de forma direta, honesta e bem explicativa.

·          Maurício de Castro, Engenheiro Químico com especialidade em Aplicabilidade de Processo Químico e Mecânico em tratamento de líquidos lixiviados e residuais contaminados. Especialista em formulações orgânicas para correção, remediação e recuperação de Águas, Solo e Ar.

OBS: Com uma abordagem muito bem homem humorada, Maurício falou de temas como limpeza dos fios de forma sustentável e com uma pegada mais orgânica. Também focava no uso de fitoterápicos nas fórmulas de produtos, inclusive pautando que teremos novidades por aí com a Inoar. Ele falou de shampoos com fitoterápicos, que limpam sem agredir os fios. Para mim, não foi novidade, mas mais uma vez, era nítido que muitos ali não sabiam do que se tratava. O melhor de tudo, Mauricio denotava os assuntos tratados em suas palavras de forma clara e objetiva.

·         Guilherme Alexandre Gonçalves Cardoso, Graduado em Engenharia Química e pós-graduado em Marketing, Gestão Empresarial, Cosmetologia e Gestão Industrial com treze anos de experiência na indústria cosmética, tendo atuado em empresas de médio e grande porte no departamento da Garantia da Qualidade, Processos de Fabricação, Marketing, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos. Atualmente, atua como Coordenador de Marketing para Hair Care na empresa Chemyunion.

OBS: Guilherme também com muito bom humor, ministrou temas como o que o pessoal estava querendo por aí, e devo dizer que parecia que ele acompanhava o blog, pois ele traduzia exatamente o que vocês vivem pedindo, reclamando e querendo que as empresas façam! Achei digno. Fora que ele valorizava em suas palavras os formadores de opinião online. Muito incentivo a coisas que defendo, como os shampoos sulfate free.

·         José Luis de Paulo Júnior, Designer de embalagens, especializado no mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, criação e desenvolvimento de marcas; Presidente do grupo IB&I – Idea, Business & Innovation.

OBS: Devo dizer que achei que este seria o tema menos interessante de todo o evento, e pelo contrário, acabou finalizando-o com chave de ouro. José Luis, com grande entrosamento, citou pontos importantes onde os consumidores focam na hora da compra de qualquer tipo de produto, englobando todo o aspecto emocional e racional, de forma clara e até inspiradora. Achei em suas palavras um enorme voto de confiança, quando o mesmo citou que o mais importante de tudo ao se colocar um produto à venda é a preocupação com pessoas. Achei esplendoroso o aspecto que ele utilizou para posicionar o dito fato.

Para comandar a mesa de debates estava presente a fundadora da Inoar Cosméticos, Inocência Manoel. Conhecida pelo título de “ Alquimista de Cabelos”, a empresária trouxe às discussões do congresso as tendências mercadológicas, demandas atuais que impactam o desenvolvimento da indústria de beleza e futuro do segmento.

Os especialistas enriqueceram o congresso apresentando seus conhecimentos sobre a engenharia capilar, desenvolvimento tecnológico para produtos em Hair Care, além de metodologias, técnicas para empreender com sucesso no setor e desmistificar a eficácia de alguns tratamentos e o futuro do setor com a cosmética verde.



PS: Antes que me perguntei, pois sei que perguntarão, não, não teremos novidades relacionadas a produtos para tratamento de couro cabeludo e queda capilar, porém Dra. Valéria pontuou ser positiva a uma idealização de produtos livres de silicones, evitando-se assim o efeito build up.


Abraços.
F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário