Tratamento para Foliculite na Barba/Barba Encravada! O que fazer?

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou comentar com vocês sobre um assunto um pouco diferente... Falarei de foliculite. :}



Não é um assunto muito legal, não é algo interessante. Entretanto, tenho estado com este problema há algum tempo, tendo foliculite na região da barba. Como sempre tive a pele mista com moderada/leve tendência à acne, acabou que quando me ocorreu, eu imediatamente relacionei o problema a acne, pensando tratar-se disso. O que eu fazia era dar intensividade nos tratamentos anti-acne, geralmente à base de ácido salicílico, obviamente.

O que ocorria, é que desde que me tornei um "jovem adulto" minha pele mista foi graças a Deus perdendo a tendência à oleosidade e acne, tendo este problema apenas eventualmente. E com o tratamento intensivo à base de ácido salicílico, notava que realmente toda a acne e oleosidade, que não eram muitas, sumiam e eram devidamente controladas, mas ali mesmo, na região da barba o problema não solucionava-se. .-.

Aí então consultei dermatologistas que me identificaram o problema da foliculite, e aos poucos, com as recomendações das mesmas e posteriormente também de cosmecêuticos. GRAÇAS aos seres da luz e a estas instruções, os problemas estão progressiva e eficazmente sendo contornados. :}


Não sou médico, mas como tenho tido o problema, obviamente fui me informar e tratá-lo, e aqui estou eu para compartilhar as informações.

O que é a Foliculite?

Antes de tudo, quem não tem, ou não sabe o que é, a foliculite é uma doença (sim, doença, assim como a acne) infecciosa. Ela basicamente ocorre quando a pele é muito agredida ou abafada em regiões onde normalmente exista o crescimento de pelos, podendo ocorrer em diversas regiões do corpo, e então o pelo fica encravado e a bactéria se aproveita inflamando a região.

Como tratar a Foliculite?

A foliculite pode ser tratada com limpeza e higienização com propriedades anti-sépticas, antibacterianas e antimicrobianas. Antibióticos também são uma mão na roda. Cremes que auxiliem na renovação celular também são TOP como aliados ao tratamento.

Como prevenir a Foliculite?

Uma das mais simples dicas, no caso da barba ou outras regiões, em que removemos os pelos, é cortar a barba no sentido do crescimento dos pelos, isso evita maiores atritos e maior quantidade de aplicação das lâminas. Inclusive, remover os pelos com cera, pra quem tem este vigor (ahahha) é até recomendado! Forçar o arrancar dos pelos ou cutucar as inflamações é fora de cogitação, só pioram o problema!



Mas o que você tem feito, Felipe?

Seguindo as recomendações à risca, tenho obtido resultados satisfatório, e mantendo o problema afastando-se progressivamente. Creio que logo logo, mantendo o tratamento, vou evitar o aparecimento tranquilamente. Simplesmente pois os tratamentos de cura são os mesmos tratamentos de prevenção, então, uma mão lava a outra! =D

Higienização Antibacteriana + Esfoliação:

Agora no meu rosto só uso sabonetes e loções com ação antibacteriana, e desde os primeiros usos, já estive notado melhora significativa. Auxiliam bastante a resolver e a prevenir, além de diminuir o inchaço.

Também tenho feito a esfoliação algumas vezes durante a semana. Eu não ligava muito para esfoliação não, afinal, nunca precisei dela. Entretanto, agora que preciso, notei que ela é realmente um tipo de tratamento mais que essencial para uma pele bonita e saudável. #ComoÉDifícilEstarNosVinteEPoucos

Tenho dado preferência a esfoliantes com ação antibacteriana e anti-acne também, pois aí já cuido de dois problemas de uma vez. Foi-me indicado esfoliar sempre antes de fazer a barba ou pelo menos um dia ou algumas horas antes, sem agressividade nos movimentos. =D

A dica que eu dou, é fazer o que tenho feito recentemente, e muito bem tem funcionado. Durante a limpeza com os produtos antibacterianos, deixar a espuma na pele mesmo e aplicar o esfoliante por cima. Desta forma, estaremos esfoliando a pele, e os agentes antibacterianos vão conseguir penetrar com maior facilidade na pele! =D

Pensei logicamente unindo o útil ao agradável e acertei em cheio! =D


No Barbear:

Tenho feito a barba o menor número de vezes por semana, faço cerca de duas vezes ou apenas uma, deixando a barba por fazer por alguns dias. Uma dica super importante é a do fato de eu estar utilizando apenas lâminas para peles sensíveis. Qualquer lâmina vai agredir sua pele e poder ser coadjuvante no aparecimento da foliculite, então, qualquer tratamento e benefício à mais para sua pele, é de grande ajuda. Além do mais, os aparelhos de barbear para peles sensíveis, contém lâminas um pouco menos agressivas, além de conterem, geralmente, itens hidratantes e calmantes para a pele, como o extrato de babosa.

Ainda no barbear, já me é imprescindível o uso de produtos como cremes e espumas para barbear. Tenho experimentado e tido bons resultados no conjunto geral, produtos que sejam indicados para peles sensíveis e que tenham ação antibacteriana, pois já vão me ajudar a resolver a foliculite já existente, e também vão me ajudar a prevenir uma futura.


Hidratação da Pele e Pós Barba:

SEMPRE aplico pós barba desde que fui diagnosticado com o problema. E graças a Deus, por não deixar ficar por mais tempo e me consultar milênios após o problema se agravar, tenho conseguido tratá-lo com calmaria.

Gente, o uso de pós barba para quem tem foliculite no rosto é indispensável! Você vai estar fazendo duas coisas ao mesmo tempo: hidratando a pele e reparando a agressão causada pelo barbear, no sentido de remover o incomodo e atual irritação da pele.

E como sempre em cabelos, corpo, pele... Hidratação é o segredo! Não tenho ficado sem usar hidratantes no meu rosto. Tenho utilizado produtos que estimulam a renovação celular, e já em pouco tempo de adição dos mesmos em minha rotina, tenho notado uma melhora mais que significativa. As poucas manchinhas mais escuras já foram sumindo e agora só as vermelhas mesmo, em muito menor quantidade e tamanho, o inchaço também já foi ultra controlado, e um dos lados do meu rosto onde eu mais tinha foliculite já está praticamente curado. Já estou nuns 70%/75%

E assim, agora que vi que essa rotina de cuidados funciona e tem me beneficiado, vou fazer até o problema sumir por completo, e continuar mesmo depois, como prevenção eterna! ahahaahah'

As informações em geral também valem e são muito úteis para quem tiver o problema em outras regiões do corpo.


Não previamente diagnosticada e tratada, a foliculite pode piorar e agravar o problema, por isso, se notar o problema, que não se resolve com produtos anti-acne, consulte imediatamente um médico dermatologista e foque intensivamente nos tratamentos indicados! :}


Volto aos poucos citando aluns produtos que tenho usado e gostado, e que não são muito caros. :}


Abraços.
F.

3 comentários:

  1. Anônimo1/29/2016

    Fui em vários dermatologistas e comprei várias pomadas caras, mas não adiantaram nada. Só consegui resolver o problema e vez fazendo sempre uma limpeza de pele antes de barbear com um sabonete a base de ácido salicílico (atualmente uso o SABONETE AVÈNE CLEANANCE), e um esfoliante que deixe a pele macia (atualmente uso o Normaderm Gel de Limpeza Profunda). Uso aparelho de barbear descartável sempre novo (uso no máximo duas vezes), ou melhor ainda, um barbeador elétrico, que agride menos a pele e facilita o corte do pelo (atualmente uso o Barbeador Philips AquaTouch AT751), fazendo esses procedimentos simples nunca mais tive foliculite da barba e ainda estou com uma pele do rosto bem cuidada e bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ter deixado seus relatos aqui, "Anon"! :D
      De grande ajuda tanto para mim quanto para os leitores! =D

      Grande abraço.
      F.

      Excluir
  2. Uma dica que dou como esteticista é o uso do aparelho de alta frequência, nesses casos ele ajuda bastante pois é antibactericida. É claro como vc disse fazer uma completa higienização.

    ResponderExcluir