Prevenção do Amarelado/Alaranjado! Episódio 6: A Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito!

Olá pessoal, tudo okay?
Recebi alguns vários pedidos ao longo dos meses, para dar continuidade na "série" "A Saga do Cabelo Loiro Platinado Perfeito"; o que na verdade me surpreendeu pelos seguintes fatos:


1 - Não achei que iria fazer tanto sucesso.
2 - Não achei que iria ter tanta gente acompanhando.
3 - Não achei que até gente "não loira" iria ler.
4 - Como vocês me conhecem, sabe que sou detalhista e perfeccionista, então tentava deixar o máximo de informação em cada um dos outros episódios, que ficava sem idéias para criar mais.
5 - Não estou mais loiro, mas pensando em voltar para o fim de ano.
ahaha'

Fora que ainda encontro pessoas que não me reconhecem moreno, e dizem "Você é o Felipe Ursini?". Eu acho engraçado! ahahha'

Vim com este novo episódio (e adianto que já tenho em mente um próximo) para falar sobre os temidos efeitos amarelados e alaranjados nos fios loiros e platinados.

Hoje em dia é comum se dizer que cerca de 70% a 80% das pessoas que cuidam dos cabelos já fizeram ou fazem algum tipo de química nos fios. E, após as progressivas e alisamentos, a descoloração é o segundo procedimento mais realizado nos salões de beleza.

Neste momento, se dá muito bem nas prateleiras dos aloirados os BFF's dos fios, os desamareladores e os matizadores. Sejam de fundo violeta ou azul, ou mesmo, preto/cinza, como eu pessoalmente já muito comentei com algumas marcas, e fui ignorado, mas que quem entende do assunto, sabe que há todo um raciocínio lógico por trás. E Felipe Ursini #AchaTendência ! Enfim...

E Felipe, como surge o amarelado/alaranjado nos fios?

É bem simples na verdade. Se tiver coloração além da descoloração, acontece com ainda mais facilidade, pois os pigmentos que dão uma cor mais neutra/próxima a um efeito "matizado", são as primeiras a saírem e desbotarem dos fios. E então, os pigmentos que mais se adequam aos fios, sendo os de fundo amarelo, são os que se revelam, dando então o efeito óptico de cabelo amarelado/alaranjado.

O fio é composto de cores primárias.

Muita gente não sabe, mas os fios, o pigmentos dos fios, quando não naturalmente muito claros, são compostos pelas três cores primárias: azul, vermelho e amarelo. E na união perfeita deles, balanceada, se resulta em um tom perfeito de "castanho", "loiro escuro", "preto" e afins. Quando o fio é descolorido, o primeiro dos pigmentos a ser 'destruído' é o azul, tanto é que, se o cabelo é preto/castanho, já se observa uma tonalidade marrom/avermelhada a ser revelada. E quando a descoloração prossegue, o pigmento que é destruído em seguida, é o vermelho, quando se revela o fundo de tom alaranjado/amarelado. =D


Sendo prático e direto, como de costume, o jeito mais simples para se resolver este problema é o de deixar os fios puramente platinados e brancos, aí não há amarelo no fundo. ahaha'
Na realidade, todo fio sempre terá um leve fundo amarelo, por mais sutil que seja, que também estará relacionado com uma quantidade de proteínas.

Mas nem todo mundo quer sair por aí com os fios brancos, então, faz-se necessário o uso da manutenção adequada do tom, que se dá pelo uso dos amigos matizadores e desamareladores. Bem, como vocês sabem, eu já sou muito mais do técnico do que do superficial, portanto, eu prefiro já cair em cima de matizadores do que ficar perdendo tempo com desamareladores. #FaloMesmo

Então é preferível Matizar do quê Desamarelar?
Isso é assunto pra outro post, como uma curiosidade mesmo. Aguardem! :}


Então, o que fazer, Felipe?

Prevenir e remediar o amarelado com matizadores e desamareladores. Correção de tons imperfeitos com tintura ou decapagem também é válido e mais rápido, se a saúde do fio permitir.


[Fotos do meu cabelo, em diferentes momentos]
Então vamos às dicas:

Dica 1: Mantenha o uso de desamareladores durante a semana, eles vão ajudar a manter a cor mais próxima de um tom neutro.

Dica 2: Faça uso de matizadores sempre que necessário. Alguns conseguem de deixar com o tom desejado por uma semana, outros por uma quinzena. Então, invista em ter um bom matizador consigo. :}

Dica 3: Matizadores e desamareladores utilizam-se de pigmentos e corantes livres, eles não verdadeiramente penetram nos fios, portanto, utilize-os sempre que necessário, uma vez que eles apenas vão mascarar a cor amarela, e não retirá-la.

Dica 4: Cloro! Evite piscinas! Pois a água da piscina, tratada com cloro, tende a, se não amarelar mais os fios, puxar para o verde, por uma reação química.

Dica 5: Se não for possível evitar a piscina, abuse dos cremes leave ins para proteger os fios. De preferência os que contenham filtro solar; protegendo tanto do sol quanto do cloro.


Amanhã volto com as diferenças entre desamarelar e matizar + um top com meus produtos favoritos para estas etapas. :}

O último que estive utilizando e não quis saber de outro matizador, foi o Absolut Speed Blond da Inoar! =D

Os outros episódios da Saga do Cabelo Loiro Platinado:

Acho que já da pra fechar a saga por aqui, não acham? Ou ainda precisam de alguma informação?
Tell me! =D

Outros bons posts de tratamento capilar:
Confiram os TOPS:






Confiram todas as etapas do projeto TEPPQ:




Outros bons posts (ATIVOS DE TRATAMENTO):

OLD but GOLD:

Abraços.
F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário