Trocando Escova Progressiva por Queratina (Parte 1 - Produtos)

Olá pessoal, tudo okay?

Quem se lembra do meu novo "projeto", de 'transição' entre escovas progressivas por tratamentos a base de queratina?

Quem se lembra, já sabe do que eu estou falando, quem não sabe, abra uma nova aba clicando aqui.

Então, tudo basicamente começou quando eu resolvi investir nas progressivas; antigamente quando elas surgiram eu era meio contra, e então surgiram as de ácido glioxílico e achei uma opção (não menciono as de carbocisteína, pois se fosse assim, utilizando uma reconstrução estarias fazendo uma progressiva). Após tempos e tempos, fui vendo como o cabelo ia reagindo ao longo dos meses e anos e tal... Finalizando: não ha coisa melhor para o cabelo do que a queratina.

Os cabelos ficavam mais porosos, ressecados, rígidos, quebradiços e secos ao longo do tempo, do quê antes do uso delas. E sempre que se chegava a este ponto, a solução a ser procurada era qual: a reaplicação da EP. Isto pois a EP dá um efeito muito bonito no dia da aplicação... É só enxaguá-la e já notar que os fios não ficam tão bonitos quanto no dia em que ela foi aplicada. E esta de que ela dura até três meses é uma balela ainda maior! Dura poucas semanas, e quando o fio está apresentando os danos acima, algumas vezes ela chega a durar apenas alguns dias!

Entretanto, eu ache sim, que o produto das escovas a base de ácido tenham uma utilidade sim, para acidificação da fibra capilar. Não sendo utilizado o produto como sua finalidade de escovar e pranchar, e sim como um acidificante pós química... Funciona muito bem, deixando agir alguns minutos e enxaguando.
Aliás, tem uma escova, que você enxágua o produto, que é a Néctar Princess da Nectar Professional (resenha aqui). Essa eu indico de olhos fechados, pois ela funciona acidificando a fibra capilar, da forma que citei acima, realinhando as cutículas e não pedindo para secar e pranchar o produto nos fios (está aí onde acho que danifica mesmo, o ato do calor).
Pois convenhamos, um cabelo que está danificado, e você aplicar uma base ácida e ainda inserir calor termo-estático... Só de apenas aplicar o calor mesmo com proteção térmica, os fios tendem a se danificar ainda mais.

Enfim... Acho que já falei demais sobre isso... ahahah =D

Agora vamos ao ponto.

Queratina!!!

Queratina
É o elemento base constituinte da fibra capilar, sendo que o fio é constituído de cerca de 90% dela. Porém, não basta aplicar queratina nos fios para reconstruí-los, isto porque a queratina é uma molécula muito grande, que se torna incapaz de penetrar na fibra capilar, e como é formado de uma ligação de outras proteínas, o ideal é que estas sejam separadas umas das outras, gerando a queratina hidrolisada (hydrolyzed keratin), que desta forma se torna capaz de entrar nos fios reconstruindo-os, ou ainda quaternizar as moléculas de queratina que se aderem com mais facilidade aos fios por cargas positivas. A glicina, serina, treonina, cisteína, tirosina, asparagina e glutamina são capazes de doar força e resistência aos fios; a alanina, leucina, isoleucina, prolina, fenilalanina (um adoçante), valina e metionina são capazes de auxiliar na hidratação dos fios; a arginina, a glutamína (o ácido glutâmico), a lisina, a histidina e a aspargina (o famoso ácido aspártico) são capazes de proteger a cor dos fios e eliminar frizz. Todas em um todo são capazes de gerar brilho aos fios.
Conheça alguns produtos com queratina clicando aqui.


Este é um trecho do meu post intitulado "Dica do Dia: Queratina, Óleo, Vitamina! Up nos Fios Danificados!", que você pode conferir clicando aqui. 

O que eu fazia: Seguia o Cronograma Capilar normalmente para um fio danificado, reconstruindo os fios uma vez por semana intercalando entre produtos mais fortes e mais suaves. Sempre no fim de semana.
O que eu faço agora: Aumentei a proporção de reconstrução em duas vezes por semana, uma com produtos suaves e a vez do fim de semana continuo intercalando entre um mais forte e um mais suave.

Curiosidades: Para dar mais força ao projeto...Soube que o haistylist Celso Kamura (o vi em um evento que teve aqui em Guarulhos), é contra o uso das escovas progressivas. Também soube que a esposa do príncipe William, faz tratamentos periódicos a base de queratina, e detalhe: ela nem tem o cabelo danificado.

Há controversas quanto ao uso da queratina no fio... Alguns especialistas indicam que o uso dela em excesso possa ser prejudicial, pesando na fibra podendo levar o fio a quebra; já outros, indicam que isto não ocorre, pois o fio é praticamente queratina, e nele só "entra", a fração necessária que ele necessita nas áreas danificadas, e o resto, sai.
Cá entre nós, eu fico na parte do segundo dizer tanto na teoria, quanto na prática. Eu NUNCA, tive um problema sequer com o uso da queratina, isto porque sempre que os fios ficavam enrijecidos pelo uso dela, na lavagem seguinte ele já saia, deixando o aspecto gostoso e mais forte no fio, provando que esta segunda posição é verdadeira! Agora também não é pra se utilizar queratina indiscriminadamente, e apenas ela. Manter o Cronograma Capilar (saiba mais clicando aqui) é a pedida, sempre inserindo hidratação e nutrição nos fios. O teor hídrico (saiba mais clicando aqui) é importante para dar maciez e o teor lipídico (saiba mais clicando aqui) é importante para dar brilho e proteção.

Só pra ouvirem uma opinião profissional, deixo um link com mitos, que também desmente o mito da queratina quebrar o cabelo, clicando aqui.

Já iniciei o processo da troca há algumas semanas. A positividade já aparece, claro que não de imediato, mas dá pra se notar uma melhora.
Vou deixar aqui pra vocês algumas opções de ÓTIMOS itens reconstrutores, para caso alguém goste da ideia, possa investir:




1 - Linha Dove Reconstrução Completa: Uma linha de uso diário para fios danificados. É uma boa, já usei a linha compelta e aprovei bastante. Estou realmente pensando em readquirir para utilizar neste meu projeto. Com shampoo, condicionador, condicionador intensivo diário, creme para pentear, creme de tratamento, tratamento noturno e ampolas (estas são o máximo).
Resenha da linha completa aqui, que aliás, foi a primeira resenha do blog!

2 - Kit Kerafix - Bioderm: Simplesmente o MELHOR KIT DE CAUTERIZAÇÃO vendido em perfumarias. Me lembro que ele salvava meus fios após o uso de descolorantes baratos. O efeito já se nota desde a primeira aplicação, podendo ser utilizado para reconstrução a frio e a quente.
Resenha do kit aqui.

3 - Linha Keramax da Skafe: É uma linha que é uma boa opção barata para ir mantendo o tratamento de queratina no dia a dia. Com itens realmente bons (estou muito feliz que o sérum voltou a ser comercializado). Com shampoo, condicionador, leave in, spray para pentear, carga de queratina, queratina liquida, ampola de queratina e kit de cauterização.
Resenhas divididas aqui, aqui e aqui. Também a da carga, individualmente, aqui.

4 - Shampoo e Condicionador Neutrox Clássico: São uma ÓTIMA pedida para uso diário. Sim, é muito barato, o santo desconfia. Mas o fato de não serem inseridos em rios de petrolatos potencializa o efeito. Tem realmente uma boa ação desembaraçante.
Resenha aqui.

5 - Blindage da Néctar Professional: Um tratamento de uso profissional, primeiramente indicado para fios coloridos, mas que eu indico para qualquer tipo de fio danificado. É top, muito bom, resultado já no primeiro uso. Amo o Creatine Biogel.
Resenha aqui.

6 - Máscara Revigorante L'officer Professional: Uma das máscaras para serem inseridas na parte da queratinização suave. Ela também contém manteiga de karité, que garante emoliência ao fio. Tratamento semi-profissional.
Resenha aqui.

7 - Linha Bio Keratine da Néctar Professional: Um primor simplesmente. Tem ALTO poder de recuperação. A Queratina em Massa é um dos meus reconstrutores capilares favoritos. Tratamento profissional.
Resenha aqui.

8 - Help da Max Beauty: Um kit de uso profissional, também em versão menor em ampolas. Excelente para uma reconstrução de fios danificados. A base de queratina e cisteína.
Resenha aqui.

9 - Linha Pós Química - Arginina, Argan e Queratina da Salon Opus: Uma alternativa legal que contém arginina e queratina, aliadas ao argan. Uma opção para uso diário para manutenção.
Resenha aqui.

10 - Queratina Hair da Charis Professional: Produto multifuncional excelente! Semi-profissional e de uso diário. O produto já segue a linha do meu propósito, podendo ser aplicado diariamente nos fios. Contém queratina e colágeno, proteção térmica e solar.
Resenha aqui.

11 - Máscara Reconstrutora Kerahealth da Felt: Máscara mais do que TOP NAS BALADAS!!! É semi-profissional, custa menos de 30 reais e dá efeitos de reconstrução potente! Amo, me salvava nas descolorações. Atualmente perdida por aí, tenho as últimas gramas do meu pote, já querendo outra. A indiquei muito no Cronograma Capilar.
Resenha aqui.



12 - Bath Brazilian Keratin Reconstruction System da Salvatore: Produto de uso profissional EXCELENTE! Rico em agentes diversos para reconstruir e dar maleabilidade. Utilizo-o uma vez por semana, ou uma vez a cada duas, com efeito de cauterização.
Resenha aqui.

13 - Máscara Nutritiva Mega Relax da Sache: Essa é das TOPS! Reconstrói certo percentual enquanto nutre os fios. Tem queratina, colágeno e diversos óleos e manteigas. Amo, muito boa mesmo, para uso pós alisamento químico. Uso profissional.
Resenha aqui.

14 - Plástica Capilar Marroquina Inoar: Muito boa! Promove uma reconstrução durável. Amo o passo 2, que é rico e a base de queratina e colágeno. Uso profissional.
Resenha aqui.

15 - Shampoo e Condicionador Extreme Renew da Ilike Professional: Uma opção bem legal para utilizar durante a semana. Não agride as cutículas dos fios, e contém proteína do arroz, que também ajuda a hidratar os fios. Uso semi-profissional.
Resenha aqui.

16 - Still Hair da Salvatore: Produto excelente. Funciona como um tipo de último passo para qualquer tipo de tratamento, podendo ser utilizado após máscaras ou após químicas, potencializando os resultados. É um desestressante da fibra capilar. Uso profissional.
Resenha aqui.

17 - Máscara Nano Reconstrutor Replenishing System da Salvatore: Máscara repositora de massa que combina ativos reconstrutores com diversos tipos de manteigas, óleos e extratos vegetais. Repõe massa nutrindo os fios. Uso profissional.
Resenha aqui.

18 - Shine Force da Max Liss: Reconstrutor instantâneo da fibra capilar. Reconstrói muito bem, dando resultados imediatos em seu tempo de ação rápido, apenas 5 minutos. Contém proteínas e aminoácidos além de ter a poderosa ceramida (saiba mais sobre as ceramidas clicando aqui) em sua versão ceramide 3, que é a mais potente, já nos primeiros itens da fórmula.
Resenha aqui.

19 - Máscara Phró Shine Intense: Máscara muito boa e gostosa. Tem ação reconstrutora e hidratante, nos três primeiros minutos dá uma leve reconstruída, nos 7 minutos restantes hidrata. Rica em diversos aminoácidos e ativos hidratantes. Uso semi-profissional. A linha completa é muito boa.
Resenha aqui.

20 - Shine Bio Repair da Anna Haven: Item de reconstrução interna e externa da fibra capilar. Multifuncional, podendo ser utilizado para potencializar tratamentos, pré e pós química e como protetor térmico e finalizador de tratamentos. Ação potente. Rico em ácido glutâmico, que reconstrói as camadas mais internas dos fios impedindo a quebra. Dá uma suavizada monstra nas cutículas. Uso profissional.
Resenha aqui.

21 - Ikura da Anna Haven: TOP DEMAIS!!!! A solução  PERFEITA para fios danificados que foram descoloridos. Sem mais. Apenas cliquem... Uso semi-profissional.
Resenha aqui. NÃO DEIXEM DE PARTICIPAR DO SORTEIO DELA ali em cima, ou clicando aqui.

22 - Cauterização a Frio STRESSED da Anna Haven: Cauterização para fios danificados e ou com excesso de queratina. Utiliza sistema de cauterização a frio, sem necessidade de uso de calor e com tempo de ação de 20 minutos no total. Uso profissional.
Resenha em breve.


Agora sério pessoal, quem não clicou no link do início do post, por favor, clique e leia. Tanto para que se entenda o propósito, veja os danos causados pela EP em meus fios, e consiga compreender a solução.
Deixo o link novamente, aqui.
E pra dar impulso, deixo a foto que mostra meu fio que era tratado com queratina e foi sendo tratando com progressiva. Reparem no brilho e aparente maleabilidade:


Abraços.
F.


11 comentários:

  1. Fantástico seu post. Eu indico muito a linha Midollo di Bamboo da Alfaparf, para uma boa cauterização à frio. Essa linha possui extratos botânicos do miolo de bamboo associados às proteínas hidrolisadas em altíssimo percentual, e preciosos óleos minerais que alcançam as partes mais profundas do cabelo garantindo uma reparação nas três dimensões da estrutura:
    Os danos são reparados;
    A coesão entre a cutícula e a camada interna do fio é restabelecida;
    A superfície capilar é reforçada para um perfeito cabelo com elasticidade e um brilho fantástico.
    Com essa linha até os cabelos nas piores condições retornam a um ótimo estado, ficam fortes e brilhantes com resultados imediatamente vísiveis desde a primeira aplicação.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, dá diferença mesmo.
    Muito bom seu post.
    http://cantinhodavanderleia.blogspot.com.br/2013/06/o-amor.html

    ResponderExcluir
  3. Olá estou adorando seu blog ,aprendendo muito sobre a queratina ! Gostaria de uma opinião ,tenho cabelos muito porosos e ressecado (principalmente as pontas ,porque eu era loira e na tentativa de escurecer usei 3 tinturas em prazo de 10 dias ,e eles emborracharam em algumas partes ..Estou fazendo cronograma e virei adepta low poo ,e tenho a Rigen (antiga) que contém colágeno e proteína do leite ,como poderia estar adicionando ela no meu cronograma ,me ajude,obrigada

    ResponderExcluir
  4. Oi Clelia, primeiramente obrigado pelo carinho!
    Que bom que está aprendendo bastante! :D

    Ah, sei como é!
    Bem... Utilize a Rigen (antiga) na fase H.
    Nosso cabelo poroso não segura H como cabelos saudáveis ou apenas ressecados segurariam. Todas as nossas H's devem ter um algo a mais para colaborar com o efeito final. E a Rigen (antiga) é uma boa opção para isso. Fora que o colágeno hidrolisado em si é um item bem coringa, e altamente umectante. :]

    Abraços.
    F.

    ResponderExcluir
  5. Felipe,
    Já adicionei seu blog como favorito no meu cel para sempre te acompanhar!
    Estou gestante de 5 meses, então não tenho feito EP. Faço selagem com minha cabeleireira, mas não alisa. O problema é que meus cabelos estão muito quebradiços.. quebram em toda a extensão do cabelo a partir de uns 5 dedos da raiz. Eu acredito que o maior problema seja a chapinha. Quando fazia EP com formol e relaxamento, meu cabelo ficava e eu só passava chapinha de vez em nunca, meu cabelo crescia muito! Mas depois que parei de trata lo assim.. intensifiquei o uso da chapinha e ele começou a quebrar. Agora parece uma palha. O que você me recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lorena! =D
      Primeiramente, obrigado pelo carinho! =D

      Tá, primeiro de tudo, o que é esta "selagem" que sua cabeleireira faz em seus cabelos?
      Como é seu fio naturalmente?
      No comprimento, havia feito outras químicas?
      É bom que saiba que é comum perder cabelo na época da gestação! =D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  6. Oii Felipe, tbm não sou muito fã delas... me ajuda a tratar meu cabelo com queratina ? se puder me passar algumas dicas... desde que vi seu blog me apaixonei,e já o tenho na barra de favoritos do meu not... tenho cabelos longos pretos,que vivo lutando contra o infeliz volume... Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É simples!
      Vai adicionando produtos fracos com queratina no dia a dia, intercalando com produtos mais hidratantes. Nos fins de semana você varia entre um tratamento mais forte com queratina, ou mesmo uma cauterização, com intensidade dependendo dos seus danos.
      Vocês vai ir percebendo que aos poucos os cabelos vão ficando mais fáceis de escovar e pranchar do que mesmo com progressivas, que saem super rápido.

      Abraços.
      F.

      Excluir
  7. Recomenda alguma reconstrução da lo real ou Kerastase?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. L'Oreal, a Unlimited Liss me dá um efeitinho R. Vários amigos tem gostado bastante da Absolut Repair Lipidium, mas ainda não experimentei.

      Kerastase, de máscara, só experimentei a Desenfique, em conjunto com a ampola. Senti que ela deixa os fios macios, mas ela também fortalece. =D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  8. Ola tudo bem ? No meu caso o q tiram o meu sono são as pontas , acabo de passar a prancha elas armam !Ñ sei o q fazer p manter eles alinhados

    ResponderExcluir