Dica do Dia: Os Benefícios do Shampoo Creme para Cabelos Secos e Danificados!

Olá pessoal, tudo okay?
Hoje vou falar sobre os benefícios do shampoo creme para os cabelos secos e danificados.

Partindo de um ponto que eu tenho ciência de quem nem todo mundo sabe (ou já ouvir falar sobre) o que é um shampoo creme, já evidencio... Não seria um "dois em um". Se bem que um conceito já existente, que seria o mais próximo dele, seria exatamente o daqueles shampoos dois em um; isto pois não posso dizer que o conceito mais similar seja o dos shampoos sem sulfato, simplesmente porque nem todo shampoo creme é literalmente livre de sulfato.

Na realidade, existem shampoos creme com variados benefícios, mas os dois principais, contidos (no geral) em todos eles é: não danificar os fios e não remover tratamentos.
É basicamente o meu tipo favorito de shampoo, e é o menos comum também.
Um shampoo creme pode ser bom ou ruim pra você, vai depender de dois fatores simples: seu biotipo de cabelo e o estado atual do seu cabelo. É muito provável, que alguém que tenha fios oleosos a muito oleosos, não se dará muito bem com um shampoo creme; isto porque eles tendem a preservar a proteção dos fios mais danificados e porosos, que necessitam de uma reposição de nutrientes (lipídeos e proteínas) constante, e que os shampoos mais convencionais tendem a remover em pouquíssimas aplicações.

O shampoo creme age da seguinte forma: limpa os fios suave e superficialmente, preservando um maior percentual da camada lipo-proteica dos fios. Quem tem cabelos muito secos ou muito danificados, sabe bem do problema recorrente de se tratar muito bem os fios, e ter a sensação de que todo o investimento é jogado fora quando se procede ao seguinte shampoo e condicionador do dia-a-dia. Simplesmente porque a proposta destes dois é única... Limpar e condicionar (amaciar), não importando muito se os fios estão de fato saudáveis ou não.

Comparado aos shampoos sulfate free, ambos tem em comunidade o tratamento dos fios. Alguns contém de fato ativos para já ir tratando os fios na etapa da lavagem, enquanto outros, simplesmente se direcionam a não remover os tratamentos prévios. Sei que o assunto parece redundante, mas façam o teste; adquiram um shampoo creme e vejam vocês mesmos.

Existem shampoos mais suaves, que não abrem a cutícula dos fios, mas ainda assim, não são a mesma coisa. Um shampoo mais suave tende a não agredir os fios, enquanto os shampoo cremes além de não agredirem, se dispõe a agregar (geralmente) mais nutrição aos fios, para que os mesmos fiquem cada vez mais protegidos. Quem tem o couro cabeludo seco a ressecado, só tem a se beneficiar com este tipo de shampoo.
Por proteger a camada protetora dos fios, é nítido o fato de que os tratamentos feitos duram por um tempo muito maior. Não sempre, mas em algumas ocasiões, os shampoos creme detém um pH mais baixo do quê o dos convencionais de uso diário. Exemplo: Shampoo de uso diário, pH entre 4,5 a 7,0; Shampoo Creme, pH entre 3,5 a 5,5.

OBS: Um simples teste que vocês podem fazer, é pegar uma frigideira previamente utilizada com óleo de cozinha. Acrescente água sobre ela, e distribua certa quantidade de tensoativo (detergente). Em seguida, dê leves balançadas nela, e você verá uma reação química que "misturará", aos seus olhos, água e óleo (está aí uma coisa básica das formulações de shampoos). Neste exemplo, você perceberá que quanto mais detergente for colocado na solução, menos gordurosas ficarão as extremidades do utensílio. Nisto, temos uma margem determinante para que vocês entendam na prática a ideia de um shampoo creme.

E importante: espuma, não é sinal de limpeza; espuma, é uma reação química.

Uma coisa básica, muito presente na indústria cosmética, e não dita ao público, é o ciclo de gasto mensal que você terá sempre.

Como assim, Felipe?
Simples! Você usa um shampoo que remove os lipídeos dos fios e que os deixa "estáticos", mas necessita de um condicionador para amaciá-lo e de uma máscara para repor estes mesmos lipídeos. Está certo... Então, todo o lipídio que você colocaria com esta máscara, iria novamente ser removido com aquele mesmo shampoo. E com isto, você fica preso a um conceito que pode nunca de fato deixar-te satisfeito (a) com a saudabilidade do seu cabelo.

Bem espero que tenham gostado das informações. Fiquei pasmo de não encontrar informações técnicas sobre o assunto pela internet. E bem, se começar a sair, saberei que veio a partir daqui (com meu aspecto mais "didático")! =D

Deixo aqui resenhas de dois shampoos cremes:

Elsève Liss Intense Extreme, resenha aqui (meu shampoo favorito)
Oro Argan da Bioderm, resenha aqui


Da saga do Cronograma Capilar 


Abraços.
F.

7 comentários:

  1. Mara, eu mesma nção sabia
    vivendo e aprendendo, parabéns
    PORTAL DE BELEZA

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9/09/2013

    Felipe, o Ronaldo, do Liberte os cachos fez um post sobre shampoo creme esses dias!

    Beijos

    Esther Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Esther!
      Ah sim.... Eu vi!
      Entretanto, o post dele não aparece nos top posts, e se pesquisar "shampoo creme" ou "shampoo creme benefícios", algo assim, o post dele, e nem nada relacionado a isso, a não ser produtos em si, aparecem! :D

      Abraços.
      F.

      Excluir
  3. Tendi, Lindo!

    E acho que você está certíssimo em divulgar mais esse tipo de shampoo, principalmente porque você não se limitou apenas aos sem sulfato (convenhamos, alguns livres de sulfatos são ótimos, outros são péssimos...)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Esther! Exatamente!
      É um tipo de shampoo que todos que tem química nos fios deveria ter; mas não é muito bem difundido, e quem não conhece, já pode não entender o conceito e ficar no super sulfatado mesmo! =/

      Abraços.
      F.

      Excluir
  4. Anônimo12/24/2013

    Mas , Felipe Ursini , usar um xampu creme, SEM usar primeiro um xampu transparente vai de fato LIMPAR os cabelos???
    giovana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! :D
      Vou responder sua pergunta de forma bem direcionada...
      Um segredinho que não é aberto ao público em geral... Os couro cabeludo precisa de uma limpeza higienizante, e os fios uma leve higienização...
      Você tem que direcionar o shampoo no couro cabeludo, não nos fios... para os fios, apenas a espuma remanescente, o deslize do produto, já é suficiente. O couro, você pode aplicar o produto quantas vezes for necessário para que a sensação de oleosidade excessiva vá embora. Usar um shampoo transparante, ou forte digamos, apenas aumenta os problemas do couro cabeludo e dos cabelos também, cosmeceuticamente falando. :]

      Abraços.
      F.

      Excluir